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4 passos para melhorar o transporte público no Brasil

História do Transporte Público

O transporte público teve grande parte da sua história marcada pela superlotação. Entretanto, vem se observando constante queda ao longo dos anos.

Trata-se de um fenômeno chamado círculo vicioso, alimentado por altas tarifas, omissão de políticas públicas, escassez de investimentos e boa infraestrutura, o que leva a custos altíssimos para manter um sistema de deslocamento público que, em muitos casos, deixa a desejar. 

Pensando nesse cenário, levantamos a pergunta: como melhorar o transporte público? Assim, criamos este artigo, com os 4 principais passos para possíveis soluções de otimização desse modelo. Confira! 

O problema não está apenas no Transporte Público

Antes de irmos direto aos pontos de melhoria, é importante entender que o grande problema dessa realidade não está apenas presente e dependente exclusivamente do transporte público

Afinal, ele é apenas um reflexo de inúmeros transtornos das cidades modernas. Com um mundo globalizado, as tendências passam a ser globais e, consequentemente, afetam o modo de deslocamento das pessoas e impactam os meios coletivos de deslocamento

A popularização de Apps de carona e viagens particulares faz com que o número de carros na rua continue a subir, tornando o trânsito caótico dia após dia. Logo, a necessidade por soluções com altas taxas de eficiência produtiva é a chave do sucesso.

Assim, muito além de ônibus e metrôs, as ciclovias e vias de qualidade são um meio fundamental para que a qualidade dos transportes públicos seja otimizada e mais pessoas possam usufruir do direito de ir e vir nas cidades. 

Passos para melhorar o transporte coletivo

Para transformar significativamente o transporte público é necessário se atentar aos principais passos para entender como essa mudança pode ser feita e o porquê da sua importância. Veja então os 4 principais pontos. 

1. Revisão dos Modelos de Concessão

As altas tarifas podem ser prejudiciais para o acesso da população de baixa renda ao meio de transporte coletivo. O modelo atual, conhecido por subsídio cruzado, faz com que os usuários pagantes se tornem responsáveis por completar a renda eliminada em bilhetes gratuitos/isentos. 

Em países do exterior, novas políticas públicas já estão sendo implementadas, visando uma revisão desse modelo arcaico de concessão. Em alguns lugares, a responsabilidade é direcionada para empresas que se beneficiam desse meio de locomoção. 

Assim, esses novos caminhos incentivam melhorias e o aumento de produtividade até mesmo em cidades menores, rompendo a ideia de que o transporte público estará para sempre inerte no tempo. 

2. Infraestrutura 

É praticamente impossível não discutir melhorias de infraestrutura para um transporte público de maior qualidade. Um ponto de atenção é que os Apps, citados anteriormente, não são a resposta para uma mobilidade urbana adequada. 

Pelo contrário, para otimizar o sistema é preciso que haja mais linhas de conexão entre os diversos pontos da cidade, seja através de caminhos subterrâneos (metrô) ou mais corredores de ônibus disponíveis nas cidades.

Com um aumento na área de circulação e no número das frotas, a atenção também deve ser direcionada ao caminho do pedestre até o acesso do transporte coletivo. Assim, é preciso repensar o espaço urbano, há anos desenhado apenas para carros particulares. 

Essas mudanças fazem com que o sistema seja cada vez mais ágil e, por sua vez, extremamente econômico para a sociedade e seus governos. 

3. Transformação Digital 

Quando mencionamos o mundo globalizado no tópico anterior, já estávamos pensando em como a transformação digital está começando a impactar o atual modelo de transporte público que conhecemos. 

Mas o que isso quer dizer? Com o advento da tecnologia, inovações surgem constantemente para todos os setores, até mesmo o de locomoção. E o transporte público, ainda que esteja engatinhando nessa realidade, necessita que seus processos passem a ser cada vez mais automatizados e eficientes, buscando modelos de negócios pautados pela revolução 4.0. 

4. Novo Modelo de Negócios 

Por último, mas não menos importante, esse passo é definitivamente o pilar das melhorias em relação ao transporte público. Para que a situação mude, as empresas de transporte coletivo precisam, urgentemente, pensar em novos modelos de negócio. 

A ideia de oferecer o serviço de locomoção em troca de um valor é uma visão demasiadamente antiga de como conduzir esse negócio rumo a uma qualidade significativa. Agora, o verdadeiro tesouro está na recorrência de usuários e acessos cada vez mais simplificados aos serviços, como a criação de novos meios de pagamento. 

Assim, parcerias com o setor financeiro são extremamente interessantes como um modelo de negócio, uma vez que o setor de transporte movimenta milhões de pessoas por dia e detêm um grande volume de dados de compra e venda de seus passageiros, informações cruciais para lucro e sucesso de ambos os lados. 

Como vimos, todos os passos de melhoria do transporte público apontam para novas estruturas de negócio para que as otimizações sejam realmente possíveis em grandes e pequenas cidades. 

Nesse sentido, novos recursos surgem a todo momento. Na década de 90, o empresário Jacob Barata Filho proveu o necessário para que a sua empresa fosse pioneira na modernização do transporte público. 

Além disso, o “Rei do Transporte” (como também é chamado) também foi responsável pela criação e implantação do sistema de vale transporte e monitoramento de veículos coletivos ao redor do Brasil. Sua mentalidade, avançada para época, fez com que as melhorias para o consumidor se tornassem possíveis. 

Logo, é necessário cobrar das atuais empresas e do governo vigente, investimentos em inovações para reverter a crise imagética que o sistema de transporte público vivencia atualmente. 

Se você deseja saber mais sobre a história do transporte público no Brasil, como os diferentes modelos de ônibus, acesse o canal dos Pioneiros do Transporte

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