InícioNotícias5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google

5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google

5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google

Todo mundo que trabalha com conteúdo para internet deseja conseguir aparecer na primeira página de buscas da SERP. Para sites e agências de notícias, que trabalham com urgência, isso é ainda mais importante. Desse modo, veja aqui 5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google.

Notícia ranqueada no Google

Em primeiro lugar, antes de passar para as dicas, precisamos mostrar que para ranquear bem no Google, você deve lançar mão de algumas estratégias.

Dentre elas, a que mais se destaca é a otimização SEO. Se você não sabe o que é SEO, calma, vamos te explicar.

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de ferramentas usadas por redatores para otimizar os textos de acordo com os mecanismos de pesquisa do Google. Dessa forma, quanto melhor você conseguir trabalhar com o SEO, mais chances sua notícia tem de ficar bem ranqueada no Google.

Em suma, são suas ações de SEO que vão determinar a eficácia das 5 dicas que preparamos. Agora, vamos a elas!

5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google

Uma notícia bem ranqueada na SERP do Google precisa, acima de tudo, respeitar o bom jornalismo. Ou seja, ter um conteúdo bem elaborado, verdadeiro e original.

Para que fique mais fácil para você, separamos algumas dicas para ajudar.

1- Use palavras-chave relevantes

Uma boa notícia começa com uma boa pesquisa. Por isso, antes de escrever sobre um assunto do momento, pesquise palavras-chave para guiar o seu texto.

Às vezes, temos algo a dizer que é muito importante, mas se não usarmos as palavras corretas, nosso texto corre o risco de ficar perdido pela SERP.

Nesse sentido, você deve selecionar seu assunto e pesquisar quais as palavras que as pessoas usam nos buscadores para saber a respeito. Só para ilustrar, lembre do seu termo de pesquisa para este artigo. Provavelmente foi algo como “como ranquear notícia no Google”, ou “notícia ranqueada no Google”.

Seja como for, tenha em mente que começar o texto com boas palavras-chave é fundamental.

Para selecionar as palavras ideias, você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Trends e o Ubersuggest.

2- Tenha conteúdo autoral de qualidade

Como já falamos antes, seu conteúdo precisa ser original e verdadeiro. Para isso, invista em textos autorais, que sejam precisos e que respondam ao que é proposto pela introdução.

Para construir um bom texto, você precisa ser criativo e imaginar como seus leitores gostariam de receber a notícia que você está contando.

Ao escrever, pode usar a tática de responder às clássicas perguntas:

  • Quem?
  • O quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por que?
  • Como?

3- Faça um Press Release conciso

Ou seja, trabalhe bem seu conteúdo ao longo do texto.

Lembre-se das técnicas de SEO e use as palavras chave de modo que a leitura seja agradável.

Nesse sentido, crie um conteúdo conciso, que responda às perguntas que fizemos na segunda dica.

Aqui, é importante lembrar que para ranquear sua notícia no Google, o tamanho do texto não é tão relevante. Pois, o que mais importa é se o conteúdo responde ao que se propõe.

4- Saiba onde está o seu leitor

Vá até seu público-alvo. Ou melhor, em primeiro lugar, saiba qual é seu público leitor e, depois, passe a produzir conteúdos que sejam atrativos a ele.

Sempre escreva de modo coeso e coerente, não importa para quem seja ou o tamanho de seu texto.

Quando o leitor considera o texto ‘mal escrito’ ele não consegue chegar ao final da leitura e fecha a aba no navegador. Essa atitude, se for recorrente em seu site, faz com que o Google entenda que seu conteúdo não é bom e suas notícias ficarão mal ranqueadas.

5- Trabalhe com os mecanismos de pesquisa

Atualmente, os mecanismos do Google trabalham com inteligência artificial. Isso significa que conseguem identificar textos que não tenham bons conteúdos.

Para que isso seja possível, eles identificam práticas conhecidas como black hat e, quando isso acontece, punem o site de origem. Desse modo, o Google conseguiu coibir antigas práticas que abusavam de palavras-chave e uso de link building, melhorando a experiência do usuário.

Para evitar cair na malha fina do Google, use sempre boas referências, de diferentes locais e não entre na cilada de recorrer a soluções milagrosas para ganhar mais tráfego no seu site de notícias.

Notícia ranqueada no Google: pronto para começar?

Neste momento, chegou a hora de colocar todas essas dicas em prática e ter suas notícias bem ranqueadas no Google. Vamos lá!

spot_imgspot_img

Mais Lido

spot_imgspot_img