InícioEducaçãoA importância da Inspeção de Obras na Construção Civil

A importância da Inspeção de Obras na Construção Civil

Saiba como planejar uma Inspeção de Obra Eficiente – Por Rodrigo Rincón

Item indispensável para a gestão de uma Obra na Construção Civil, a Inspeção de Obras é um dos fatores que garantem o sucesso de um projeto em sua execução. Para saber como a Inspeção de Obras deve ser realizada, acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é Inspeção de Obras?

Inspeção de Obras na Construção Civil é a realização de visitas frequentes, agendadas e também aleatórias, para a verificação do canteiro de obras em todos os seus aspectos e sua supervisão no que se refere ao: 

  • cumprimento do projeto e planejamento; 
  • avanços na obra; 
  • administração de recursos e materiais; 
  • segurança no local; 
  • segurança da mão de obra
  • uso de equipamento de proteção individual;
  • entre outros pontos. 

Somente com a realização regular da Inspeção de Obras por um profissional capacitado e sério é possível alcançar a produtividade e a qualidade nos resultados de sua empresa de Construção Civil

Além disso, ela é imprescindível para prevenir erros de projeto e execução, desperdícios de materiais, garantir o uso mais eficiente de recursos e equipamentos, realizar o descarte correto de resíduos e o mais importante: a prevenção de acidentes de trabalho.

Em vista esses objetivos, o inspetor de obras deve ser o responsável no canteiro de obras por:

1. Aumentar a segurança do trabalho e identificar riscos

O profissional responsável pela Inspeção de Obras na Construção Civil deve gerenciar os fatores que garantem a segurança do trabalho no local; fiscalizando o uso de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores e avaliando todos as possibilidades de riscos aos quais os trabalhadores podem estar expostos.

 

Essa tarefa deve ser realizada quase que diariamente e pode, não só, proteger a saúde dos trabalhadores, que deve ser a maior prioridade da atuação de inspeção; mas também, promover um ambiente de trabalho em que todos se sintam seguros e, até por essa razão, mais engajados pela segurança, pela qualidade do trabalho e pelos resultados a serem alcançados em cada tarefa.

Analisar os fatores de riscos depende do porte de cada obra e o setor de segurança do trabalho do empreendedor deve estar alinhado com essa atuação a fim de que ela atinja todos os postos de trabalho da obra.

2. Ampliar a produtividade

Somente através de uma Inspeção de Obras eficiente é possível às empresas da Construção Civil aumentaram sua produtividade aumentarem sua produtividade. Com a inspeção frequente, o empreendedor pode manter uma rotina de controle de todos os parâmetros da obra e de seus indicadores de qualidade. 

Cabe às empresas estabelecerem seus processos de monitoramento dos fatores quantitativos (como materiais, custos, relação hora trabalhada versus evolução da obra, entre outros) e a partir da inspeção eficiente pode realizar avaliações frequentes e tomar decisões rápidas por mudanças de curso no projeto; redução de mão de obra ou sua realocação no canteiro de forma mais ágil e a cada etapa do empreendimento.

3. Acompanhar e documentar o Progresso da Obra

Com a Inspeção de Obras é realizado o acompanhamento do progresso da obra em relação ao que foi planejado, e ao que deve ser realizado em cada etapa. A partir desse monitoramento periódico ocorre a prevenção de atrasos e de renegociações com o cliente. 

Todavia, mesmo havendo necessidade de ampliação de prazos, com uma boa inspeção documentada, fica mais viável uma renegociação. Assim, é fundamental uma boa documentação da progressão da obra, com imagens e dados padronizados.

4. Garantir a Qualidade Construtiva

Inspeção de Obras também é responsável por trazer maior qualidade à Construção Civil. No dia a dia do canteiro de obras, a Inspeção garante que conceitos como o da Sustentabilidade – cada vez mais valorizado pelo mercado – esteja presente no andamento do projeto, seja pela sugestão do uso de materiais sustentáveis; e, principalmente, pela responsabilidade quanto ao descarte adequado e responsável de resíduos. Estes, inclusive, podem ser comercializados com empresas de reciclagem, gerando renda para a empresa de construção e ampliando seu poder de investimento.

A observação dos recursos humanos também garante mais qualidade ao produto final da obra e é função da Inspeção de Obras garantir que todas as regras de segurança, horários e emprego correto de funções estejam sendo cumpridos. Com isso, também é possível realizar a análise de desempenho dos trabalhadores da obra de forma mais criteriosa, baseada em dados e na observação frequente da mão de obra.

Passos para uma Inspeção de Obras eficiente

Para realizar uma Inspeção de Obras eficiente, as empresas da Construção Civil devem desenvolver junto à sua equipe de monitoramento uma padronização da coleta de dados no local de modo que seja possível avaliar de forma rápida os resultados alcançados e frente ao que foi planejado. Para isso, é preciso que o profissional de Inspeção de Obras seja capaz de:

– Planejar a vistoria

O inspetor precisa planejar a sua vistoria e realizar uma listagem de todos os dados que precisará coletar durante sua realização da vistoria. Desse modo, poderá garantir que todos os parâmetros necessários sejam avaliados a cada etapa da obra e, também, quais processos devem ser acompanhados durante a inspeção.

– Coletar os dados

Junto com o acompanhamento de processos da Construção Civil, a Inspeção de obras também realizar a coleta de dados que serão os indicadores da qualidade e dos resultados do trabalho. A coleta de dados deverá ser realizada em todas as áreas da obra, com a verificação de todas as estruturas em relação a sua qualidade e dos sistemas hidráulico e elétrico.

Com essa finalidade, hoje existem diferentes ferramentas para que a coleta de dados possa ser registrada de forma digital e essas informações integrem um sistema de acompanhamento das ações de maneira ágil e segura. O registro fotográfico das áreas e sistemas da obra também deve ser realizado e integrar a documentação da inspeção.

– Avaliar os resultados

Somente tendo ciência de como funciona toda a logística do canteiro de obras e os parâmetros quantitativos da construção (tais quais número de funcionários, volume de insumos e equipamentos utilizados diariamente, divisão dos turnos de trabalho etc.) o profissional de Inspeção de Obras poderá avalizar os resultados da obra e estabelecer medidas corretivas. Isso só é possível com a sistematização adequada das informações coletadas in loco e existem sistemas que tornam isso mais produtivo.

– Propor ações corretivas

Cabe à equipe de Inspeção de Obras propor ações corretivas no dia a dia do canteiro de obra e que devem ser rapidamente implementadas com o objetivo de garantir o resultado previsto no projeto e contratado pelo cliente, mas também, possibilitando a execução de melhorias contínuas de processos. Em síntese, a Inspeção de Obras atua pela qualidade das estruturas construídas e na prevenção de riscos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente. Assim, o inspetor deve descrever, alinhar e acompanhar as alterações necessárias e a correções de erros, além de definir os prazos de execução junto às equipes da construção. A Inspeção de Obras deve, portanto, definir as prioridades, especialmente quando há riscos envolvidos.

A inspeção só traz benefícios para a construção civil

Conforme visto até aqui, a Inspeção de Obras é indispensável para manter a segurança e a produtividade nos projetos das empresas de  Construção Civil. Para otimizar esse processo, é possível fazer o uso de equipamentos tecnológicos, como os sistemas de gestão de obras que oferecem diversas funcionalidades pensadas especificamente para o setor.

Sobre o autor: Rodrigo Rincón é engenheiro civil há mais de 10 anos e se dedica à criação de conteúdo para sites e portais do setor, trazendo novidades, inovações do setor, sustentabilidade, segurança do trabalho e gestão.

spot_imgspot_img

Mais Lido

spot_imgspot_img