InícioEducaçãoAs parcerias mais importantes da UniverCidade com comunidades carentes

As parcerias mais importantes da UniverCidade com comunidades carentes

Confira as parcerias mais importantes da UniverCidade com comunidades carentes

O Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), que encerrou suas atividades em 2014, teve por objetivo levar educação de qualidade para a população do Rio de Janeiro. Além disso, teve como um de seus pilares atuar em projetos sociais a fim de capacitar moradores de comunidades carentes.

O centro de ensino superior era mantido pela Associação Educacional São Paulo Apóstolo (Assespa) e apostou em uma série de projetos. Dentre eles, foram desenvolvidas atividades esportivas, educacionais, culturais e de manutenção do meio ambiente.

Para entender melhor como a instituição atuou no incentivo ao desenvolvimento de comunidades carentes em diferentes regiões do Rio de Janeiro, continue a leitura.

Por que é fundamental empresas privadas investirem em projetos sociais

É essencial entender que empresas privadas como a UniverCidade possuem um papel muito importante na criação e manutenção de projetos sociais. Afinal, as comunidades carentes atendidas pelos programas podem desfrutar de vários benefícios.

Desse modo, o incentivo a projetos de cunho social são fundamentais porque levam mais educação, oportunidades de trabalho, qualidade de saúde, instrução e apoio a quem precisa.

Além disso, esse tipo de iniciativa ajuda a:

  • Ampliar o acesso à educação;
  • Incentivar a prática de esportes;
  • Apoiar pessoas em situação vulnerável;
  • Combater a pobreza;
  • Entender seus direitos como cidadãos;
  • Incluir pessoas portadores de deficiência.

Como consequência, a qualidade de vida de toda a população atendida melhora e, com isso, a expectativa de um futuro melhor pode se concretizar.

Conheça as parcerias da UniverCidade com comunidades carentes

Com toda certeza, os projetos sociais ajudam a mostrar para jovens e adultos que eles podem ter mais oportunidades. Ao longo de sua história, a UniverCidade nunca deixou de lado esse entendimento.

Por isso, Ronald Guimarães Levinsohn, responsável pela administração do centro de ensino, sempre buscou criar programas para ajudar as comunidades vulneráveis.

Nesse sentido, pode-se destacar alguns projetos como os principais durante o período em que o idealizador esteve à frente da universidade:

  • Projeto Comunidade Rio das Pedras: localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, esta comunidade teve apoio jurídico e social em diferentes áreas que careciam de atendimento. Desse modo, a atuação da UniverCidade orientou a população sobre como pedir documentos pessoais, fazer separação litigiosa, divórcio, entre outras. Além disso, o programa buscou ampliar o universo cultural de Rio das Pedras.
  • Projeto Nação Mangueirense: a Mangueira é outra comunidade da Zona Norte que foi atendida. Por meio da implantação do curso de Pedagogia com aulas na comunidade e posterior ampliação de vagas com cotas em outros campi da UniverCidade, a comunidade do entorno teve acesso ao ensino superior com custos muito mais baixos.
  • Projeto Meninos de Luz: através de seu Colégio de Aplicação, o centro universitário atendeu crianças e adolescentes do complexo de favelas Pavão-Pavãozinho. Neste projeto, os jovens frequentavam gratuitamente as aulas do ensino fundamental e médio. Além disso, tinham acesso a programação completa fora da sala de aula com atividades extracurriculares, aulas de informática e ainda uma rede de ajuda com livros e uniformes.

Projetos sociais em comunidades vulneráveis: uma chance de fazer mais por todos

Pelo que foi mostrado, a UniverCidade, centro de ensino que foi administrado por Ronald Guimarães Levinsohn, atuou de forma presente em várias comunidades. Por meio de projetos já citados e mais uma série de outras atividades de proteção ao meio ambiente, assistência médica e jurídica e bolsas de estudo, este centro teve muito destaque.

Isso mostra como a atuação do setor privado pode contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes. Afinal, esses projetos sociais dão uma chance a mais para que todos possam ter estudos de qualidade e, assim, consigam melhorar sua qualidade de vida.

spot_imgspot_img

Mais Lido

spot_imgspot_img