Quando é o Dia da Universidade? Uma data para lembrarmos da importância dessas instituições.
O Dia da Universidade, comemorado em 18 de janeiro, foi criado para relembrar a importância das instituições de ensino superior para a sociedade.
Esse sistema educacional permite ao estudante expandir seus conhecimentos e se tornar um profissional mais qualificado para o mercado.
Além disso, o incentivo ao ensino e pesquisa devolvem o investimento para a comunidade na forma de ciência e tecnologia.
Em um país como o Brasil, cujo acesso ao ensino superior ainda é limitado, é fundamental recordar o papel das instituições de ensino e buscar formas de ampliar o acesso.
Projetos públicos e privados, como os da UniverCidade, de Ronald Levinsohn, são pilares para esse objetivo.
Entenda porque celebrar o Dia da Universidade e conheça algumas iniciativas voltadas para o ensino.
Dados do censo do ensino superior no Brasil em 2022
Segundo dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quase 9 milhões de alunos cursaram o ensino superior no ano passado.
Esse número é surpreendente, especialmente considerando o salto da educação no Brasil em relação às décadas passadas. Em 2001, apenas 390 mil alunos se formaram na faculdade, enquanto que em 2010 ocorreu a graduação de 973 mil estudantes.
O período recebeu diversos investimentos do setor privado, com a criação de projetos, como os da UniverCidade, que proporcionaram maior acesso para os alunos.
Atualmente, 76,9% dos alunos em 2021 entraram em instituições privadas, mostrando a importância dessas iniciativas no País.
A importância de ampliar o acesso às universidades
Por outro lado, não seria possível obter esses números sem ampliar o acesso às instituições de ensino, algo reforçado no Dia da Universidade.
Sem programas de incentivo e alternativas para a população de menor renda, o Brasil não conseguiria alcançar recordes de graduações e se destacar internacionalmente pelos seus programas de ensino.
O acesso ao ensino superior ocorre por meio de opções que incluam jovens mais vulneráveis, e também grupos minoritários. Por exemplo, a UniverCidade, fundada por Ronald Levinsohn, recebeu 35 mil alunos, com diversos programas de inclusão e acesso.
As bolsas eram flexíveis e existiam valores de desconto para que os graduandos não precisassem abandonar os estudos.
Projetos como os da UniverCidade não apenas contribuem para a entrada dos universitários, mas para a manutenção deles no curso.
Conheça alguns programas que facilitam o acesso a universidades
Além de projetos privados, como os da UniverCidade, o Governo Federal também conta com programas que facilitam o acesso às universidades.
Por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas federais para os melhores alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Enquanto isso, existe o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que traz bolsas de ensino em universidades privadas para alunos com notas de destaque.
Ainda, é possível contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que facilita o pagamento de bolsas e divide o valor de forma acessível.
Esses programas, propostos pelo Governo Federal, são celebrados no Dia da Universidade, por permitir aos jovens brasileiros a chance de estudar em faculdades de qualidade.
Por que celebrar o Dia da Universidade?
O Dia da Universidade recorda a importância do ensino superior na vida de milhões de jovens e adultos, capaz de mudar vidas.
Além disso, é uma data para incentivar os programas de acesso públicos, como os do Governo, e privados, como os da UniverCidade, tornando essas oportunidades cada vez mais conhecidas e expandindo o número de graduados no Brasil.
Por esse motivo, vale a pena celebrar este dia, e valorizar os projetos brasileiros que tornam o ensino superior possível para todos.