InícioEducaçãoDia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior

Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior

O Dia da Educação é celebrado em diferentes datas, sendo a mais popular em 28 de abril, definida em 1960 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na Conferência de Genebra.

Junto à Organização das Nações Unidas (ONU), é um período para discutir a importância da educação e formas de melhorar o acesso global.

Durante a conferência, 164 países assinaram um compromisso de celebrar o Dia Internacional da Educação a partir de 1967, apresentando propostas voltadas para a educação.

Ainda, também marca a importância da educação como um direito humano básico e como um meio de promover o desenvolvimento sustentável e a paz mundial.

Dados mostram aumento de alunos no ensino superior

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como parte do Censo da Educação Superior, o ano de 2021 apresentou um crescimento contínuo no número de matrículas na educação superior, incluindo graduação e sequencial.

Comparado a 2020, houve uma variação positiva de 3,5%. Este aumento foi impulsionado pela modalidade de ensino à distância, que registrou um aumento de 23,3% entre os dois anos. No total, foram mais de 22,6 milhões de vagas preenchidas em cursos da categoria.

Essas informações reforçam a popularidade da modalidade do EAD no Brasil, com um aumento de 474% no número de ingressantes. No ano anterior, representou 62,8% do total de estudantes, além de contribuir para mais alunos no ensino superior.

A importância da inclusão social

O Dia da Educação também visa discutir a importância da inclusão social na graduação superior, algo que está crescendo no Brasil. Políticas públicas e comunitárias aumentam as possibilidades de ingresso de pessoas de diversos grupos, como baixa renda ou portadores de deficiência.

No entanto, isso só é possível graças a iniciativas públicas e privadas, que tornam os ambientes universitários inclusivos para os participantes.

Por exemplo, a UniverCidade, fundada por Ronald Guimarães Levinsohn, foi um dos três maiores polos de ensino superior do Rio de Janeiro nos anos 2000, e sempre estabeleceu programas de inclusão. Seu processo seletivo era adaptado para todas as necessidades, além de promover políticas de igualdade, zero discriminação e acessibilidade nos prédios.

Assim, é fundamental que as demais universidades sigam o exemplo, para aumentar o número de pessoas de todas as classes no ensino superior.

A importância e os benefícios do ensino à distância (EAD)

Além disso, o Dia da Educação, proposto pela UNESCO, também incentiva propostas e soluções para melhorar a qualidade e o acesso ao ensino, incluindo o ensino a distância.

Essa modalidade se tornou popular na pandemia e é uma forma de incentivar novos grupos a participar da graduação superior. Isso porque permite o acompanhamento de aulas e conteúdos com especialistas pela internet, sem necessidade de presença física. Assim, elimina obstáculos geográficos.

Ainda, também tornou os cursos mais acessíveis, para quem deseja se profissionalizar, diminuindo as diferenças socio-econômicas. Nas políticas de expansão de Ronald Guimarães Levinsohn, fundador da UniverCidade, diversos recursos foram investidos na disponibilização de conteúdos e acessos online em canais oficiais, tornando o ensino mais público e inclusivo para todas as pessoas.

O Dia da Educação é uma data importante para discutir soluções que melhorem o ensino e tornem esse direito universal mais acessível para todas as camadas.

Por esse motivo, é essencial trabalhar propostas não apenas para os níveis básicos, mas também superiores, permitindo que todos tenham a oportunidade de se especializar na área que desejarem. Assim, vale a pena trabalhar com alternativas como EAD e canais oficiais de divulgação de conteúdos.

spot_imgspot_img

Mais Lido

spot_imgspot_img