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A importância das competências socioemocionais na educação

Compreenda a importância das competências socioemocionais na educação

As competências socioemocionais se tornaram essenciais para o desenvolvimento de crianças e jovens, e é importante conhecer mais sobre esse conceito.

Segundo o MEC, essa educação se refere ao processo de entendimento e controle das emoções a fim de tomar decisões responsáveis e empáticas no futuro. As principais competências fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde 2020.

Para Cláudia Vieira Levinsohn, mestre em educação, essas habilidades são fundamentais para a formação de alunos e cidadãos emocionalmente desenvolvidos. “O trabalho das competências socioemocionais nas escolas é fundamental para a formação do aluno, pois o ajuda a gerenciar emoções, a administrar situações, a respeitar as diferenças e ser responsável por suas atitudes”.

Entenda mais sobre essas habilidades e por que é importante desenvolvê-las no âmbito educacional.

Quais são as habilidades socioemocionais?

Embora a BNCC tenha 10 competências socioemocionais estabelecidas, existem cinco habilidades principais desenvolvidas em crianças. São elas:

1. Autoconsciência

É a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e pensamentos, entender como eles interferem no comportamento e qual a melhor maneira de lidar com isso.

Trata-se do controle pessoal e das ações do indivíduo, para que, então, seja possível tomar decisões mais assertivas.

2. Autocontrole

Com essa competência, o indivíduo regula as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.

Ele conseguirá entender quando e como agir, e de que maneira isso terá consequências na reação do próximo.

3. Consciência social

Essa habilidade ensina a ter empatia pelo próximo, entendendo quais as normas éticas de comportamento que a sociedade espera.

É o entendimento do outro como pessoa, e porque é necessário respeitá-lo e medir as ações pessoais para evitar prejudicar as pessoas.

4. Habilidades de relacionamento

Após trabalhar com o autocontrole e entendimento pessoal, o aluno está pronto para trabalhar suas competências socioemocionais em relacionamentos.

Isso ensina a resolver conflitos, gerenciar relações e saber pedir ajuda na hora certa.

5. Responsabilidade pela tomada de decisão

Ensina a tomar decisões com base em comportamentos éticos, segundo as normas de relacionamento social e entendendo qual ação terá menos impacto negativo.

Cada um desses quesitos deve ser trabalho dentro e fora das escolas, de modo a abordar as mais variadas situações que necessitem de uma resolução emocionalmente sólida.

Quais os benefícios de trabalhar as competências socioemocionais nas escolas?

A princípio, trabalhar as competências socioemocionais no ambiente escolar contribui para uma formação completa dos alunos como cidadãos e parte da comunidade.

Eles poderão lidar com conflitos, pedir ajuda e ter consciência sobre as consequências dos seus próprios atos. No futuro, se tornarão adultos éticos e com mais confiança para tomar decisões.

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Colúmbia indica que as competências socioemocionais também promovem o sucesso profissional, tanto quanto outras habilidades.

No entanto, as competências socioemocionais se mostram igualmente importantes no dia a dia dos jovens desde o primeiro momento. “As habilidades socioemocionais também colaboram para a redução de casos de bullying nas escolas e problemas de saúde mental”, aponta Claudia Vieira Levinsohn.

O bullying se tornou uma preocupação recorrente, e levou o Ministério da Cultura a desenvolver ações que prevenissem esses casos, proporcionando um ambiente seguro para o ensino.

Com as habilidades socioemocionais, é possível trabalhar a empatia e a importância de respeitar o próximo. “Essas competências também preparam melhor crianças e jovens para os desafios da vida adulta”, complementa a mestre em educação.

Por isso, é importante trabalhar essas habilidades desde o primeiro momento na escola, para formar jovens com uma melhor saúde mental e mais confiança em si mesmos.

Como incentivar as competências socioemocionais?

As competências socioemocionais não devem ser incentivadas apenas nas escolas, mas também no meio de convivência dos estudantes. Assim, será possível ver suas decisões em situações reais do dia a dia.

Mas para isso, é necessário ter apoio dos pais e familiares, oferecendo um ambiente seguro para erros e desenvolvimento interpessoal. Pratique o diálogo, fale sobre consequências e realize ações em parceria com educadores para obter um resultado mais efetivo.

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