A vida de Ronald Guimarães Levinsohn
Ronald Guimarães Levinsohn foi um grande empresário e filantropo brasileiro. Sua atuação se concentrou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, porém teve uma contribuição bastante expressiva para toda a sociedade.
Conheça, neste artigo, um pouco sobre a sua vida, obras de filantropia e o legado deixado para toda a sociedade.
Quem foi Ronald Guimarães Levinsohn?
Nascido no dia 09 de outubro de 1935 na cidade de Rio Grande (RS), Ronald Guimarães Levinsohn foi um dos principais empresários brasileiros dos ramos imobiliário, educacional e agronegócio. Além disso, foi também um grande investidor na área financeira e filantropo.
Muito jovem se mudou para os Estados Unidos, onde estudou finanças. Durante sua graduação, conheceu sua esposa Henriqueta, com quem teve duas filhas – Cláudia Levinsohn e Priscilla Levinsohn.
Ao retornar ao Brasil, manteve os investimentos no mercado imobiliário e financeiro. Em 1975, formou uma sociedade com Rodman Rockfeller que deu origem ao empreendimento imobiliário Cidade Vista Verde, na zona leste da cidade de São José dos Campos. Em seguida, outros condomínios foram planejados, como o Jardim Colinas e o Jardim do Golfe. Ainda, Ronald planejou, desde a concepção, o projeto o primeiro mall da cidade – o Colinas Shopping.
Levinsohn também foi presidente do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, mais conhecido como UniverCidade, instituição educacional e filantrópica fundada em 1969. No agronegócio, é reconhecido em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, pela contribuição ao progresso da cidade.
Este reconhecimento se deu devido aos investimentos em infraestrutura e pelo trabalho à frente do Condomínio Cachoeira do Estrondo, um dos maiores produtores de soja, milho e algodão do país.
Em 2014, Levinsohn produziu o livro “Formosa do Rio Preto – Ontem e Hoje”, distribuído aos moradores da cidade.
Ronald faleceu em 27 de janeiro de 2020 em decorrência de uma fibrose pulmonar. Além da esposa e das suas filhas, Levinsohn deixou também dois netos, três bisnetos e uma trajetória repleta de grandezas e conquistas.
Desde negócios lucrativos a organizações solidárias
Ronald se dedicou durante toda a sua vida ao trabalho, principalmente nos setores educacional, imobiliário e agronegócio. Esteve à frente de diversos negócios destas áreas, das quais atuou com afinco para seu desenvolvimento.
Conheça, a seguir, um pouco sobre a sua contribuição à frente destas instituições.
Colina Paulista
Ronald Levinsohn vinha atuando como administrador da holding Colina Paulista, fundada em 1993. A empresa atua em áreas como agricultura e construção civil. Ao longo de sua trajetória, teve negócios em diversas frentes, além de ter sido sócio e feito parte de grandes empreendimentos.
Atualmente, a empresa atua no setor de empreendimentos e construção civil.
Companhia de Melhoramentos do Oeste da Bahia (CMOB)
Ronald também se dedicou ao agronegócio, sendo proprietário de fazendas no oeste da Bahia. Sua fazenda, chamada Austrália, está localizada na zona rural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, e atua com atividades ligadas à agricultura e à pecuária.
O local faz parte do condomínio de fazendas, administrado pela Companhia de Melhoramentos do Oeste da Bahia, empresa que tem em sua sociedade as filhas de Ronald Guimarães Levinsohn, Cláudia e Priscilla. A CMOB atua também na mineração e tem um território 14 vezes maior do que a cidade de Salvador.
UniverCidade
Além da área agrícola, Ronald teve uma expressiva contribuição no ramo educacional. Ele esteve à frente do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), durante a década de 90.
Enquanto esteve na administração da UniverCidade, a instituição chegou a ser a terceira maior Universidade privada do Rio de Janeiro, registrando 35 mil alunos matriculados no mesmo ano.
Associação Educacional São Paulo Apóstolo
A Associação Educacional São Paulo Apóstolo, além de ter sido a mantenedora da UniverCidade, é uma instituição de caráter beneficente, filantrópica, educacional e cultural sem fins lucrativos diretos ou indiretos e tem a finalidade de criar, manter, administrar e dirigir estabelecimentos de ensino.
Além de apoiar instituições culturais e de assistência social, já desenvolveu atividades voltadas para a realização dos objetivos sociais (constitucionalmente definidos), colaborando com as ações do Poder Público direcionadas para a promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Ronald Guimarães Levinsohn teve uma trajetória considerada de muito sucesso. Além dos empreendimentos, participou de muitos outros negócios tanto no comando direto quanto nos bastidores.