InícioEducaçãoO que fazer se me formei em engenharia civil e não gostei?

O que fazer se me formei em engenharia civil e não gostei?

Se formou em Engenharia Civil e não gostou? 

Infelizmente, muita gente se encontra nesse dilema, e na Engenharia Civil isso é ainda mais comum. Muitas pessoas acabam entrando na faculdade sem conhecer bem as diretrizes do curso e também da profissão. 

Outras escolhem apenas porque alguém indicou; esse é o caso dos jovens que estão saindo do Ensino Médio. Muitas vezes eles já engatam logo em uma faculdade só para não ficar sem estudar, e esse, sem dúvida, não é o melhor caminho!

A coisa mais importante antes de escolher um curso é descobrir a sua vocação, entender suas aptidões, vontades para o futuro e com quais áreas você tem mais afinidade. Por exemplo, uma pessoa que não gosta de exatas tem muitas chances de não ser feliz em uma profissão da área. 

Se esse é o seu caso, no artigo de hoje você verá algumas dicas que podem te ajudar a dar a volta por cima e ser muito feliz na sua nova profissão. Vamos lá!

Por que você está infeliz na profissão?

A primeira coisa, antes de decidir mudar de profissão, é entender por que você não está feliz com ela. Muitas vezes o sentimento de infelicidade está atrelado ao cansaço e à exaustão mental, ou seja, talvez você esteja infeliz porque está trabalhando demais ou insatisfeito com o rumo das coisas. Isso é mais comum do que você pensa, então não se preocupe, pois isso pode ser revertido. 

Uma das coisas que também pode te ajudar a saber se está realmente infeliz é distinguir a profissão da área de atuação. Embora andem juntas, elas são coisas diferentes, e às vezes a infelicidade em uma não significa a infelicidade na outra. 

Existem outros fatores que também podem levar à infelicidade na profissão. São eles: 

  • Mercado de trabalho – pela competitividade, instabilidade, dificuldade de encontrar boas oportunidades e mais uma infinidade de fatores;
  • Remuneração – muitas vezes a empresa em que você está não remunera bem os funcionários, ou o piso salarial da profissão é mais baixo se comparado ao de outras que exigem os mesmos esforços;
  • Áreas de atuação – algumas profissões, como é o caso da engenharia, possuem diversas áreas de atuação que podem ser bem diferentes. Às vezes uma pessoa pode gostar da profissão, mas ser infeliz na área de atuação. 

Por exemplo, imagine uma pessoa que se formou em pedagogia por gostar da área da educação, mas acabou descobrindo que estava infeliz.

Talvez se ela tivesse optado por psicologia poderia ter mais sucesso, já que em ambas ela estaria contribuindo para o aprendizado das crianças e seus possíveis problemas de aprendizagem. 

O que fazer se me formei em Engenharia Civil e não gostei?

Para acabar de uma vez por todas com esse dilema, abaixo você encontrará algumas dicas que podem te ajudar a definir o que fazer caso você tenha se formado e não goste da profissão escolhida.

  • Reconheça que você não está feliz na profissão. Pense no que te levou a se sentir assim, e isso inclui os fatores que te levaram à infelicidade; 
  • Se não gosta da área em que está trabalhando, mude de área – como foi citado no exemplo, muitas profissões possuem diversas opções de áreas de atuação. Antes de mudar de profissão, tente experimentar outras áreas;
  • Caso não goste de nenhuma área de atuação, mude totalmente. Se depois de experimentar outras áreas você continuar se sentindo infeliz com a escolha, não tenha medo de mudar! Isso é bem mais comum do que você imagina e é a única forma de você se sentir bem com a sua decisão;
  • Procure ajuda de um psicólogo para avaliar sua personalidade. Sim, a ajuda profissional é essencial nesse momento! É ela que vai te ajudar a descobrir os motivos que te fizeram chegar a essa decisão e propor soluções que te ajudem a encontrar a profissão ideal. Não tenha vergonha de buscar ajuda, e principalmente, de fazer aquilo que você gosta. 

Bom, chegamos ao final deste artigo! 

Se você percebeu que a Engenharia Civil realmente não é a área dos seus sonhos e nem a profissão que deseja seguir, busque aquilo com que você tem mais afinidades. 

Você pode realizar alguns testes vocacionais, que podem ser feitos pela internet ou com acompanhamento de um profissional. Esses testes podem te ajudar e abrir um leque de opções! Mas fique atento para não passar pelo mesmo problema novamente. 

A mudança de carreira é algo que pode mexer muito com você, por isso, pense bem antes de tomar a decisão e avalie todos os pontos já citados lá em cima, ok? No fim, o que realmente importa é a sua felicidade!

Sobre o autor: Rodrigo Rincón, profissional que atua na área de engenharia civil há cerca de 10 anos e hoje contribui de forma voluntária para blogs e portais, trazendo aos estudantes e profissionais do segmento civil tópicos como sustentabilidade, gestão, tecnologia e inovação.

spot_imgspot_img

Mais Lido

spot_imgspot_img