O saneamento básico é uma questão indispensável para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Pode ser definido como um conjunto de diversas atividades de caráter econômico, sanitário, dentre outras ações, que afetam diretamente a vida das pessoas.
O que é saneamento básico?
Saneamento básico é um conjunto de ações cujo objetivo é garantir a qualidade de vida da população e o desenvolvimento de uma região. São assegurados o tratamento de esgoto, o tratamento de água, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e as águas pluviais. No Brasil, é um direito garantido pela Constituição Federal, instituído pela lei n.º 11.445/2007.
A cadeia do saneamento tem início na captação nos reservatórios de água, quando acontece a distribuição e tratamento. Em seguida, é feito o descarte do esgoto. Nessa etapa, os resíduos são encaminhados para o tratamento. O ciclo é encerrado quando a água é devolvida para o ciclo natural.
O saneamento básico contribui para diversas áreas, como educação, saúde, economia e meio ambiente.
Quais são as principais atividades de saneamento básico?
O saneamento básico passa por diversos serviços públicos presentes no cotidiano da população. A seguir, elencamos alguns deles. Continue a leitura!
Tratamento e distribuição de água potável
O tratamento da água é realizado em estações especificamente projetadas para essa finalidade. Uma vez tratada, é distribuída para os reservatórios dos bairros de uma cidade. De lá, segue para as adutoras, chega a uma rede de distribuição e finalmente vai para a utilização do consumidor final.
Coleta e tratamento de esgoto
A coleta e o tratamento de esgoto são indispensáveis, uma vez que correspondem a processos que evitam a contaminação, a transmissão de doenças e a poluição dos córregos e rios. Além disso, é uma maneira de preservar os recursos hídricos naturais.
Quando o esgoto sai da casa do consumidor final, é encaminhado para as redes coletoras, que ficam nas ruas. Depois, o esgoto é encaminhado para a estação de tratamento, que fará a retirada dos poluentes, devolvendo a água para os cursos.
Drenagem urbana das águas pluviais
No Brasil, existe a Lei do Saneamento, que é a Lei n.º 11.445/2007 , responsável pela definição do manejo das águas pluviais. De acordo esta, o serviço é responsável pela infraestrutura e pelas instalações operacionais de drenagem urbana, assim como pelo tratamento das águas pluviais, para assegurar a segurança do território urbano.
Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos
Esse serviço pode ser feito tanto por empresas públicas, quanto por empresas privadas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei n.º 12.305/2010, estabeleceu que a reciclagem é um dos principais objetivos de uma gestão integrada de resíduos sólidos. Esta é uma prática já difundida e executada com frequência por uma parte da população de uma cidade.
Ao observar todos esses pontos, é possível entender quão importante é a questão do saneamento básico para a população de uma determinada região. A queda da taxa da mortalidade infantil, a redução de doenças e a diminuição dos custos com saúde são alguns dos fatores em que o saneamento básico pode ajudar. Além disso, a distribuição adequada de saneamento de uma região aumenta o valor da dos imóveis, justificado pelo aumento da qualidade de vida dos indivíduos.
Tendo em vista a importância desse serviço para a população, a Unipar, liderada por Frank Geyer Abubakir, é a maior produtora de cloro do cone sul da América do Sul e contribui muito para o saneamento básico.